Venda de carros elétricos e híbridos crescem 65% no Brasil

Com o alto preço dos combustíveis no país e também com a preocupação de preservar o meio ambiente de janeiro a maio deste ano, subiram em 65% as vendas de carros elétricos e híbridos, na comparação com o mesmo período de 2017, o aumento nas vendas eram esperados quando houvesse a redução dos impostos prometidas a meses pelo o governo federal.

Carros elétricos e híbridos

Veja também: Novo Toyota Yaris

Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Em 5 meses, foram emplacadas 1.562 carros elétricos e híbridos chamados carros “verdes”, que produzem menos ou nenhum gás poluente da atmosfera.

O volume ainda e muito baixo e representa apenas 0,16% do total de veículos comercializados no Brasil neste período. Enquanto na Noruega – país que lidera a troca da frota a combustão – chegou a 39% no ano passado.

Esse pequeno avanço é motivo de otimismo para o presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg. “O mercado de veículos elétricos no Brasil está pronto para decolar. Se o governo der os incentivos corretos, o comprador e a indústria responderão de imediato”, afirmou em nota.

Sendo assim, a esperança é de que a alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) passe dos atuais 25 pontos percentuais para 7 – a mesma faixa de tributação dos veículos considerados populares, com motor de até 1 litro.

Porém, o governo federal ainda não oficializou a mudança, que fará parte do novo regime automotivo Rota 2030. Carros elétricos e híbridos já são isentos do imposto de importação de 35%.  Já que não há veículos deste tipo fabricado no Brasil.

Foco mundial

Foram emplacados 1,1 milhão de carros elétricos e híbridos deste tipo no mundo inteiro em 2017. Sendo mais da metade na China (580 mil), onde representaram 2,2% do mercado geral.

Os Estados Unidos é o segundo maior mercado mundial neste seguimento. Já que na China fez da eletrificação dos transportes uma prioridade estratégica para lutar contra a poluição, colocou no trânsito em 2017 o dobro de veículos elétricos ou híbridos.

Curta nossa página no facebook: Tabela Fipe Veículos

3 thoughts on “Venda de carros elétricos e híbridos crescem 65% no Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *