Como verificar o histórico de carro usado, veja as dicas

Como verificar o histórico de carro usado. Sempre existe aquela dúvida cruel na hora de comprar o carro usado, é muito ruim depois que você adquiriu o carro descobrir que ele sofreu colisão, alagamento e outros problemas. 

Neste artigo vamos dar algumas dicas de pontos básicos que devem ter uma atenção, fácil de perceber até mesmo por quem não tem tanta experiência em comprar carros usados. 

Se não fizer uma boa pesquisa, é muito provável que caia numa pegadinha o que será muito frustrante. Fique atento a todos as informações que vão auxiliar na hora da sua escolha. 

como verificar o histórico de um carro usado?

Para iniciar uma pesquisa solicite o número de registro ou um número de chassi. Estes números são registros exclusivos para cada veículo e permitem que você entenda melhor sua história para verificar informações como roubo e furto em aberto, dívidas e multas, restrições de vendas, seja por meio de leilões ou compensação irreversível. 

Uma consulta sobre o histórico de carros usados pode até ser feita de forma online no site do detran e outros mais na internet.

Faça uma visita presencial entre você e o veículo

Uma inspeção pessoal também garante que o carro esteja atualizado com todos os recursos de segurança obrigatórios e que tenha sido submetido a extensos reparos como resultado de um acidente passado.

Na vistoria física lembre-se de ver se existe uma instalação elétrica adequada e veja os elementos como as placas, juntas, marcações no chassi, motor, caixa de engrenagens e para-brisa.

Outra dica é observar se os selantes foram removidos ou trocados nas interseções de suas peças, como o para-lama e a parte traseira dentro do arco da roda.

Esses compostos são camadas de PVC colocadas embaixo do carro para evitar a infiltração de água. Eles são mais visíveis em veículos novos. Quando usados, eles podem ser cobertos com crostas de terra. Dê prioridade aos veículos que possuem caixas de rodas limpas e que permitem essa verificação.

Pontos que identificam carros batidos

veja a aberturas de portas, se estão muito abertas ou fechadas em todo o contorno do veículo, especialmente se houver diferenças entre um lado do carro e o outro, sempre procure por diferenças de cores, se possui alguma alteração, se esta opaca ou tracejadas. A falta de acabamento também indica que houve algum reparo no automóvel.

Leia também
Tabela Fipe como consultar o valor do seu veículo
10 carros mais econômicos do Brasil em 2020
8 dicas para valorizar o seu carro para venda

Além dos carros batidos, também é bom prestar atenção nos que foram inundados. Água afeta todo o carro, do corpo, onde pode estar presentes manchas de oxidação, até as partes elétricas e eletrônicas, podendo conter ferrugem e deixando algumas peças do carro quebradas ou frágeis.

Verifique se há sinais de sujeira em bancos e pisos alcatifados, no painel e no interior da porta. Esse resíduo também pode estar dentro do motor, com segurança ou no porta-malas. De qualquer forma, apenas esses traços são inúteis. Pois depois que um veículo é limpo por uma boa empresa de limpeza, é quase impossível saber.

Verifique se há alguma obstrução do mecanismo retrátil do cinto de segurança, se acontece alguma falha ocasional dos componentes elétricos e vários ruídos que ocorrem como resultado da secagem dos componentes devido à contaminação da água, esses detalhes podem fazer toda a diferença.

Checklist dos detalhes que ameaçam a venda de um carro:

Extensão da porta com espaço irregular
A porta raspando contra a moldura da porta
A diferença na pintura entre um lado e o outro
Monumentos sob bancos e tapetes
Dispositivo de travamento de cinto retrátil
Remoção e estofamento de carpetes e estofados
Número do motor diferente do original
Gotas de óleo do escapamento
Água dentro dos holofotes e lanternas
Fumaça azulada sai da expiração do escapamento

Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como descobrir o histórico de um carro usado!

Obrigado por ler até aqui, continue lendo
Leilão do Detran tem veículos com lance inicial de R$ 100, veja aqui!
Leilão de veículos, será que vale a pena participar, veja aqui!
PRF realiza leilão online de 650 veículos, saiba como participar!

Para ficar por dentro das informação que disponibilizamos dê uma olhada na nossa página do Facebook para não perder nada. Curta nossa página no facebook: Tabela Fipe Veículos.

2 thoughts on “Como verificar o histórico de carro usado, veja as dicas”

Deixe uma resposta