Seguros para carros baratos, veja 10 dicas para reduzir o valor do seguro

Para te ajudar na tarefa de contenção de gastos. As recomendações incluem não só meios de pagar menos, há também orientações sobre quando economizar não é o melhor negócio porque o barato pode sair caro. Veja abaixo: 

8. Ajude a seguradora a te ajudar

Se você raramente dá aquela ligadinha para o corretor para acionar a seguradora, os benefícios valem não só para eles, mas para você também. A variação no preço do seguro entre clientes que registraram sinistros e aqueles que não registraram há mais de dois anos é de 18,74% em média.

Isso ocorre por causa de uma política de desconto usada pelas seguradoras, a chamada classe de bônus, que oferece descontos aos segurados que não registram sinistros durante algum tempo.

Mesmo trocando de seguradora, ou de carro, a contagem da classe de bônus não se perde. Caso a nova seguradora não inclua o segurado na classe à qual pertencia automaticamente, o cliente pode apresentar sua antiga apólice para comprovar sua classe e nela permanecer no novo contrato. 

9. Calcule se é melhor aumentar a franquia ou o valor do prêmio

A franquia é o valor que o segurado desembolsa para cobrir parte do prejuízo quando ocorre algum tipo de dano parcial ao seu veículo, excluindo danos a terceiros e a seguradora é acionada. Quanto maior o valor da franquia, menor o valor do prêmio do seguro, e vice-versa.

Existem três principais tipos de franquia: ampliada, básica, reduzida e isenta. Na ampliada, o valor do seguro é menor, mas na ocorrência de um sinistro o valor pago pelo segurado pelo conserto do carro é maior. Já na franquia básica, o valor do seguro aumenta, mas a franquia fica mais barata. Na franquia reduzida, como o nome sugere, o valor pago pela franquia é bem mais baixo, mas o valor final do seguro é mais alto. E a franquia isenta elimina a necessidade de pagamentos por parte do segurado no sinistro, mas o custo inicial do seguro é maior.

Se você costuma estacionar o carro na rua, dirige bastante em estrada e gosta de alta velocidade, a franquia reduzida pode ser mais indicada. O valor de seguro é mais alto, mas se houver algum problema, a franquia terá um valor mais baixo. Já se você for um motorista muito prudente e nunca foi roubado, a franquia ampliada pode ser a melhor opção porque pode ser pouco provável que você precise acionar a seguradora. O corretor pode ajudar a definir qual franquia contratar, de acordo com o seu perfil.

Leia Também
Isenção IPVA: Quem tem o direito e quais as condições?
Tabela Fipe como consultar o valor do seu veículo

10. Informe o corretor sobre eventuais mudanças

Assim como preencher o questionário da maneira correta pode render descontos, atualizar informações ao renovar também. Às vezes o segurado pode ter um desconto porque não tinha garagem no trabalho, trocou o local do trabalho  e agora tem, ou a empresa mudou para uma região menos perigosa.

No entanto, que também é preciso informar ao corretor mudanças que possam encarecer o seguro para evitar que a seguradora negue a indenização ao cliente em caso de sinistro. 

Usar um endereço de residência diferente do seu; omitir a informação de que o carro é usado por mais de uma pessoa; ou dizer que o carro é estacionado em garagem quando fica na rua são fraudes clássicas. E da mesma forma que os segurados praticam essas fraudes desde os tempos de suas avós, as seguradoras também estão habituadas a flagrar essas “mentirinhas” há um bom tempo.

A contratação de um seguro é baseada no princípio da boa-fé, segundo o qual as empresas confiam que o segurado está agindo com honestidade ao passar as informações à seguradora. A seguradora só precifica o que o cliente menciona, mas se ela verifica algo que ele omitiu, é sinal de que ele agiu por má-fé e a indenização pode ser negada.

Clique aqui para as primeiras dicas, que fazem toda a diferença!

Para ficar por dentro das informação que disponibilizamos dê uma olhada na nossa página do Facebook para não perder nada. Curta nossa página no facebook: Tabela Fipe Veículos.

Deixe uma resposta