Tabela Fipe como consultar o valor do seu veículo

Você já ouviu falar na tabela FIPE em algum momento? Bom, caso ainda não a conheça, explicaremos detalhadamente neste artigo o que é a tabela FIPE e para que ela serve. Confira.

Tabela FIPE

A Tabela FIPE, foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, se tornou a principal referência no mercado de carros usados e seminovos, é utilizada também por empresas de contratos e seguros como base para seus serviços.

A FIPE foi criada em 1973 para auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. O órgão presta serviços ao governo e empresas privadas, e tem no Preço Médio de Veículos, também chamada de Tabela FIPE, um de seus principais produtos.

A Fipe analisa os fenômenos econômicos e sociais com base no instrumental teórico e metodológico da Economia, com o propósito de contribuir para:

  • o debate dos problemas econômicos e sociais do Brasil;
  • a expansão do conhecimento econômico;
  • o desenho de contratos públicos e privados mais eficientes;
  • a produção de conhecimento, dados e soluções de alto valor agregado;
  • a formulação de políticas econômicas e outras políticas públicas voltadas para o aumento do bem estar;
  • o crescimento econômico, o fortalecimento do sistema produtivo, o aumento da competitividade do País, a melhor distribuição da renda e a eliminação da pobreza;
  • a formação complementar de profissionais de alto nível através de cursos de extensão, de aperfeiçoamento e de pós-graduação

Para alcançar seus objetivos, a Fipe conta com uma equipe de profissionais especializados, com larga experiência nas áreas de ensino, projetos e pesquisas, e uma estrutura adequada para:

  • colaborar com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, na elaboração, gestão e avaliação de programas de desenvolvimento econômico e social;
  • promover cursos, simpósios, seminários, conferências e estudos que estimulem o ensino e o debate sobre teoria econômica e contribuam para o aprimoramento de profissionais liberais, de empresas, da administração pública e demais entidades da sociedade civil;
  • apoiar a divulgação de conhecimentos econômicos e correlatos por meio de publicações técnicas, periódicos, monografias, internet e outros canais de comunicação;
  • realizar projetos e pesquisas demandadas pelos setores público e privado, dentro de padrões acadêmicos que permitam simultaneamente a produção de informações e a capacitação de pessoal especializado;

O índice é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional. Por tanto, em posse dos valores, pesquisadores descartam os preços muito altos, baixos ou com alguma discrepância estatística.

Porém os números restantes são usados para criar uma média. E é esse o valor que vai constar para aquele determinado veículo na tabela.

A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. Mas os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

Os valores da Tabela Fipe são usados como base para a maioria das negociações de carros usados e seminovos.

Simulação

Para fazer a sua simulação no site da FIPE basta acessar o site, clicando aqui.

A Tabela Fipe disponibiliza oficialmente e exclusivamente através deste canal consulta pública ao preço médio de veículos, sendo necessário consultar modelo a modelo desejado. Além disso, é livre e gratuito o download do aplicativo (App) oficial, cujo link também se encontra nesta página.

Essa é a informação que o site da tabela FIPE disponibiliza, é importante estar atento aos comunicados presentes na página.

A tabela é atualizada mensalmente, por isso, se tornou a principal referência para lojistas, comerciantes e vendedores. Ela também serve de base para o cálculo de seguros e tributos, como o IPVA. Mas que fique claro que não é uma obrigação segui-la.

A FIPE explica que o índice é uma referência, e que ele pode receber fatores de correção para cima ou para baixo de acordo com o estado de conservação do veículo e outras diferenças pontuais.

Preço médio de veículos

1. A Tabela Fipe expressa preços médios de veículos no mercado nacional, servindo apenas como um parâmetro para negociações ou avaliações. Os preços efetivamente praticados variam em função da região, conservação, cor, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

2. O ano do veículo refere-se ao ano do modelo e não são considerados veículos para uso profissional ou especial.

3. Os valores são expressos em R$ (reais) do mês/ano de referência.

Para ficar por dentro das informação que disponibilizamos dê uma olhada na nossa página do Facebook para não perder nada. Curta nossa página no facebook: Tabela Fipe Veículos.

1 thought on “Tabela Fipe como consultar o valor do seu veículo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *